Usando autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores (2FA) é uma forma de proteger sua conta Nextcloud contra acesso não autorizado. Funciona exigindo duas ‘provas’ diferentes da sua identidade. Por exemplo, algo que você conhece*(como uma senha) e *algo que você possui como uma chave física. Normalmente, o primeiro fator é uma senha como você já possui e o segundo pode ser uma mensagem de texto que você recebe ou um código que você gera em seu telefone ou outro dispositivo (algo que você tem). Nextcloud suporta uma variedade de segundos fatores e mais podem ser adicionados.

Uma vez que um aplicativo de autenticação de dois fatores tenha sido habilitado pelo seu administrador, você pode habilitá-lo e configurá-lo em: doc: userpreferences. Abaixo você pode ver como.

Configurando autenticação de dois fatores

Em suas configurações pessoais, procure a configuração de autenticação de segundo fator. Neste exemplo, este é o TOTP, um código baseado em tempo compatível com o Google Authenticator:

TOTP configuration.

Você verá seu segredo e um código QR que pode ser lido pelo aplicativo TOTP em seu telefone (ou outro dispositivo). Dependendo do aplicativo ou ferramenta, digite o código ou escaneie o QR e seu dispositivo mostrará um código de login que muda a cada 30 segundos.

Códigos de recuperação caso perca o 2º factor de autenticação

Você sempre deve gerar códigos de backup para 2FA. Se o seu dispositivo de segundo fator for roubado ou não estiver funcionando, você poderá usar um desses códigos para desbloquear sua conta. Ele efetivamente funciona como um segundo fator de backup. Para obter os códigos de backup, vá para Configurações pessoais e procure em Configurações de autenticação de segundo fator. Escolha Gerar códigos alternativos:

2FA backup code generator

Em seguida, será apresentada uma lista de códigos de backup de uso único:

2FA backup codes

Você deve colocar esses códigos em um local seguro, em algum lugar onde possa encontrá-los. Não os coloque junto com seu 2segundo fator como o seu telefone celular, mas certifique-se de que, se perder um, você ainda terá o outro. Mantê-los em casa é provavelmente a melhor coisa a fazer.

Iniciar sessão com autenticação de dois factores

Depois de fazer logout e precisar fazer login novamente, você verá uma solicitação para inserir o código TOTP em seu navegador. Se você habilitar não apenas o fator TOTP, mas outro, verá uma tela de seleção na qual poderá escolher o método de dois fatores para este login. Selecione TOTP:

Choosing a two-factor authentication method.

Agora, basta inserir seu código:

Entering TOTP code at login.

Se o código estiver correto, você será redirecionado para sua conta Nextcloud.

Nota

Como o código é baseado no tempo, é importante que o relógio do seu servidor e do seu smartphone estejam quase sincronizados. Um desvio no tempo de alguns segundos não será um problema.

Usando autenticação de dois fatores com tokens de hardware

Você pode usar a autenticação de dois fatores com base em tokens de hardware. Sabe-se que os seguintes dispositivos funcionam:

Usando aplicativos cliente com autenticação de dois fatores

Depois de habilitar a 2FA, seus clientes não poderão mais se conectar apenas com sua senha, a menos que também tenham suporte para autenticação de dois fatores. Para resolver isso, você deve gerar senhas específicas do dispositivo para eles. Veja: doc: session_management para mais informações sobre como fazer isso.

Considerações

Se você usar o WebAuthn para fazer login em seu Nextcloud, certifique-se de não usar o mesmo token para 2FA. Isso significa que, novamente, você está usando apenas um único fator.