Cliente de Arquivos Virtuais do macOS
A sincronização baseada em arquivos virtuais agora está disponível no macOS para usuários de Nextcloud Desktop.
Diferentemente do Windows, o suporte a arquivos virtuais no macOS é fornecido por uma versão de cliente separada. Isso nos permite manter a melhor experiência possível para arquivos sincronizados de forma clássica, incluindo a integração do status de sincronização e ações do menu de contexto, para usuários que desejam continuar usando esse método de sincronização. Assim como o nosso cliente de sincronização clássico, o cliente de arquivos virtuais do macOS é lançado juntamente com o cliente de desktop para Windows e Linux e se beneficiará de atualizações regulares de correção de bugs e recursos que melhoram a experiência do usuário.
Recursos suportados
Retenção e evicção local por arquivo
Evicção inteligente de cópias locais
Integração com o Spotlight
Pré-visualização de arquivos no Finder para arquivos virtuais
Suporte para formatos específicos do Apple, como pacotes de aplicativos e pacotes do iWork (Pages, Numbers, Keynote)
Compatibilidade com o bloqueio remoto de arquivos
Suporte de “Editar localmente”
Compartilhamento de arquivos com outros usuários
Sincronização automática de alterações remotas
Mais!
Nota
Para melhorar a detecção de alterações remotas, recomendamos ativar o aplicativo notify_push
em seu servidor Nextcloud. Esse aplicativo notificará o cliente de desktop sobre as alterações no servidor assim que elas ocorrerem, reduzindo o tempo necessário para que o cliente detecte as alterações. Isso também eliminará a necessidade de o cliente de desktop pesquisar continuamente o servidor em busca de alterações.
Instalação e configuração inicial
O cliente de arquivos virtuais é distribuído como um pacote de instalação que se assemelha ao cliente de sincronização clássico do macOS. O cliente de desktop pode ser instalado seguindo as etapas apresentadas pelo instalador.
O cliente de desktop de arquivos virtuais é intercambiável com o cliente de desktop de sincronização clássico. Isso significa que suas contas e configurações existentes serão transferidas para esse cliente e vice-versa, caso você decida voltar para o cliente de sincronização clássico. Isso inclui todas as pastas de sincronização padrão pré-existentes, pois o cliente de arquivos virtuais também suporta a sincronização clássica.
Nota
Devido a limitações técnicas no macOS, não podemos fornecer integração no Finder para as duas opções, pastas de sincronização clássicas e pastas de sincronização de arquivos virtuais. Portanto, as pastas de sincronização clássicas no cliente de arquivos virtuais não terão integrações do Finder, como ícones de estado de sincronização ou ações do menu de contexto.
Todas as contas existentes ou recém-configuradas terão os arquivos virtuais ativados automaticamente. No macOS, os arquivos virtuais de cada conta vivem em seu próprio domínio, separados de quaisquer pastas de sincronização clássica pré-existentes. Esses domínios podem ser encontrados listados no grupo “Locais” na barra lateral do Finder.

Ao acessar um desses domínios pela primeira vez, o cliente de desktop solicitará informações sobre arquivos remotos do servidor. Essa primeira sincronização pode levar algum tempo, dependendo da quantidade de arquivos hospedados no servidor.
Integração com o Finder
O cliente de arquivos virtuais tem integrações distintas com o Finder que permitem uma integração mais profunda e nativa com o navegador de arquivos do macOS do que o cliente de sincronização clássico.
Indicadores de status de sincronização
Da mesma forma que o cliente de sincronização clássico, o cliente de arquivos virtuais exibe ícones ao lado dos arquivos virtuais que indicam qual é o status deles.

Nuvem com seta: o item ou seus filhos são virtuais e estão disponíveis para armazenamento local
Contorno de nuvem: o item está parcialmente disponível localmente
Sem ícone: o item está disponível off-line
Configuração
As configurações relacionadas a arquivos virtuais podem ser ajustadas por conta por meio da janela de configurações do cliente Nextcloud Desktop.

A seção de arquivos virtuais oferece várias opções relevantes para a interação com os arquivos virtuais:
Ativar/desativar arquivos virtuais para a conta de destino
Ativar/desativar a sincronização rápida
Gerencie o uso do armazenamento local e elimine cópias locais
Forçar o domínio de arquivos virtuais a verificar se há atualizações