Uso do Cliente de Sincronização
O Nextcloud Desktop Client permanece em segundo plano e é visível como um ícone na barra de tarefas (Windows, KDE), na barra de menus (macOS) ou na área de notificação (Linux).

O indicador de status usa ícones para indicar o status atual da sua sincronização. O círculo verde com a marca de verificação branca informa que a sincronização está atualizada e que você está conectado ao servidor Nextcloud.

O ícone azul com os semicírculos brancos significa que a sincronização está em andamento.

O ícone amarelo com as linhas paralelas informa que a sincronização foi pausada. (Provavelmente por você).

O ícone cinza com três pontos brancos significa que o cliente de sincronização perdeu a conexão com o servidor Nextcloud.

Quando você vir um círculo amarelo com o símbolo “!”, esse é o ícone informativo, portanto, clique nele para ver o que ele tem a lhe dizer.

O círculo vermelho com um “x” branco indica um erro de configuração, como um login ou URL de servidor incorreto.
Ícone da área de notificação
Um clique com o botão direito do mouse no ícone da área de notificação abre um menu para acesso rápido a várias operações.

Esse menu oferece as seguintes opções:
Abrir a caixa de diálogo principal
Pausar a sincronização/Retomar a sincronização
Configurações
Saia do Nextcloud, fazendo logout e fechando o cliente
Um clique com o botão esquerdo do mouse no ícone da área de notificação abre a caixa de diálogo principal do Desktop Client.

As caixas de diálogo principais mostram as atividades recentes, os erros e as notificações do servidor.
Ao clicar na caixa de diálogo principal e, em seguida, no avatar do usuário, as Configurações podem ser abertas.
Configuração das Opções da Conta Nextcloud

Na parte superior da janela, há abas para cada conta de sincronização configurada e outras duas para configurações gerais e de rede. Nas abas de sua conta, você tem os seguintes recursos:
Status da conexão, mostrando a qual servidor Nextcloud você está conectado e seu nome de usuário Nextcloud.
Espaço usado e disponível no servidor.
Status atual da sincronização.
Botão Adicionar Conexão de Sincronização de Pasta
O pequeno botão com três pontos (o menu de estouro) que fica à direita da barra de status de sincronização oferece opções adicionais:
Abrir Pasta
Escolher o Que Sincronizar (Isso aparece somente quando a árvore de arquivos está recolhida e expande a árvore de arquivos)
Pausar a sincronização / Retomar a sincronização
Remover conexão de sincronização de pastas
Disponibilidade (Disponível apenas se o suporte a arquivos virtuais estiver ativado)
Ativar suporte de arquivos virtuais/Desativar suporte de arquivos virtuais
Abrir Pasta abre sua pasta local de sincronização do Nextcloud.
Pausar Sincronização pausa as operações de sincronização sem fazer nenhuma alteração em sua conta. Ele continuará a atualizar as listas de arquivos e pastas, sem fazer download ou atualizar arquivos. Para interromper todas as atividades de sincronização, use Remover conexão de sincronização de pastas.

Nota
O Nextcloud não preserva o mtime (tempo de modificação) dos diretórios, embora atualize os mtimes dos arquivos. Consulte Wrong folder date when syncing para saber mais sobre isso.
Adição de Novas Contas
Você pode configurar várias contas Nextcloud em seu cliente de sincronização de desktop. Basta clicar no botão Conta > Adicionar nova em qualquer aba de conta para adicionar uma nova conta e, em seguida, seguir o assistente de criação de conta. A nova conta aparecerá como uma nova aba na caixa de diálogo de configurações, onde você poderá ajustar suas configurações a qualquer momento. Use Conta > Remover para remover contas.
Ícones de Sobreposição do Gerenciador de Arquivos
O cliente de sincronização do Nextcloud fornece ícones de sobreposição, além dos ícones normais de tipo de arquivo, para o gerenciador de arquivos do sistema (Explorer no Windows, Finder no Mac e Nautilus no Linux) para indicar o status de sincronização dos arquivos do Nextcloud.
Os ícones de sobreposição são semelhantes aos ícones da área de notificação apresentados acima. Eles se comportam de forma diferente em arquivos e diretórios, de acordo com o status e os erros de sincronização.
O ícone de sobreposição de um arquivo individual indica seu estado atual de sincronização. Se o arquivo estiver sincronizado com a versão do servidor, ele exibirá uma marca de verificação verde.
Se a sincronização do arquivo for ignorada, por exemplo, porque ele está em sua lista de exclusão ou porque é um link simbólico, ele exibirá um ícone de aviso.
Se houver um erro de sincronização ou se o arquivo estiver na lista negra, ele exibirá um X vermelho marcante.
Se o arquivo estiver esperando para ser sincronizado ou se estiver sendo sincronizado no momento, o ícone de sobreposição exibirá um ícone girando azul.
Quando o cliente está offline, nenhum ícone é exibido para refletir que a pasta está fora de sincronia no momento e nenhuma alteração é sincronizada com o servidor.
O ícone de sobreposição de um diretório sincronizado indica o status dos arquivos no diretório. Se houver algum erro de sincronização, o diretório será marcado com um ícone de aviso.
Se um diretório incluir arquivos ignorados que estejam marcados com ícones de aviso, isso não alterará o status dos diretórios pai.
Configuração do status do usuário
Se você tiver o aplicativo de status do usuário instalado no servidor Nextcloud, poderá definir o status do usuário no cliente de desktop. Para fazer isso, abra a caixa de diálogo principal. Clique em seu avatar e, em seguida, clique nos três pontos. No menu que se abre, clique em Definir status.

Na caixa de diálogo que se abre, você pode definir seu status online se clicar em Online, Ausente, Não pertube ou Invisível. Você também pode definir uma mensagem de status personalizada com o campo de texto abaixo ou escolher uma das mensagens de status predefinidas abaixo. Também é possível definir um emoji personalizado se você clicar no botão com o emoji ao lado do campo de entrada de texto. A última coisa que você pode querer definir é quando o status do usuário deve ser apagado. Você pode escolher o período após o qual o status do usuário será apagado clicando no botão do lado esquerdo do texto Limpar mensagem de status após.

Se você estiver satisfeito com o status que criou, poderá ativá-lo com o botão Definir mensagem de status. Se você já tiver um status definido, poderá limpá-lo clicando no botão Limpar mensagem de status.
Janela Geral
A janela Geral tem opções de configuração como Executar ao iniciar o sistema, Usar ícones monocromáticos e Mostrar notificações da área de trabalho. É aqui que você encontrará o botão Editar arquivos a ignorar, para iniciar o editor de arquivos ignorados, e Pedir confirmação antes de baixar pastas maiores que [tamanho da pasta].

Uso da Janela Rede
A janela das configurações de rede permite definir as configurações de proxy de rede e também limitar a largura de banda de download e upload.

Uso do Editor de Arquivos Ignorados
Você pode ter alguns arquivos ou diretórios locais dos quais não deseja fazer backup e armazenar no servidor. Para identificar e excluir esses arquivos ou diretórios, você pode usar o Editor de Arquivos Ignorados (aba Geral).

Para sua conveniência, o editor é preenchido previamente com uma lista padrão de padrões de ignorar típicos. Esses padrões estão contidos em um arquivo de sistema (normalmente sync-exclude.lst
) localizado no diretório do aplicativo Nextcloud Client. Não é possível modificar esses padrões pré-preenchidos diretamente no editor. No entanto, se necessário, você pode passar o mouse sobre qualquer padrão na lista para mostrar o caminho e o nome do arquivo associado a esse padrão, localizar o arquivo e editar o arquivo sync-exclude.lst
.
Nota
A modificação do arquivo de definição de exclusão global pode tornar o cliente inutilizável ou resultar em um comportamento indesejado.
Cada linha do editor contém uma string de padrão de ignorar. Ao criar padrões personalizados, além de poder usar caracteres normais para definir um padrão de ignorar, você pode usar caracteres curingas para valores correspondentes. Por exemplo, você pode usar um asterisco (*
) para identificar um número arbitrário de caracteres ou um ponto de interrogação (?
) para identificar um único caractere.
Os padrões que terminam com um caractere de barra (/
) são aplicados somente aos componentes de diretório do caminho que está sendo verificado.
Nota
No momento, as entradas personalizadas não são validadas quanto à correção sintática pelo editor, portanto, você não verá nenhum aviso de sintaxe incorreta. Se a sincronização não funcionar como esperado, verifique a sintaxe.
Cada string de padrão na lista é seguida por uma caixa de seleção. Quando a caixa de seleção contém uma marca de seleção, além de ignorar o componente de arquivo ou diretório correspondente ao padrão, todos os arquivos correspondentes também são considerados “metadados fugazes” e removidos pelo cliente.
Além de excluir arquivos e diretórios que usam os padrões definidos nessa lista:
O Nextcloud Client sempre exclui arquivos que contêm caracteres que não podem ser sincronizados com outros sistemas de arquivos.
São removidos os arquivos que causam erros individuais três vezes durante uma sincronização. No entanto, o cliente oferece a opção de tentar novamente uma sincronização três vezes adicionais em arquivos que produzem erros.