Acessando seus arquivos utilizando a interface Web Nextcloud

Você pode acessar seus arquivos Nextcloud com a interface da Web Nextcloud e criar, visualizar, editar, excluir, compartilhar e recompartilhar arquivos. O administrador do Nextcloud tem a opção de desativar esses recursos. Portanto, se algum deles estiver faltando no sistema, pergunte ao administrador do servidor.

The Files view screen.

Marcando arquivos

Você pode atribuir tags aos arquivos. Para criar tags, abra um arquivo na visualização Detalhes. Em seguida, digite suas tags. Para inserir mais de uma etiqueta, pressione a tecla Enter depois de criar cada etiqueta. Todas as tags são tags do sistema e são compartilhadas por todos os usuários no servidor Nextcloud.

Creating file tags.

Em seguida, use o filtro Etiquetas na barra lateral esquerda para filtrar arquivos por etiquetas:

Viewing file tags.

Comentários

Use a visualização Detalhes para adicionar e ler comentários em qualquer arquivo ou pasta. Os comentários são visíveis para todos que têm acesso ao arquivo:

Creating and viewing comments.

Video player

Você pode reproduzir vídeos no Nextcloud com o aplicativo Video Player simplesmente clicando no arquivo. A transmissão de vídeo pelo reprodutor de vídeo nativo Nextcloud depende do seu navegador Web e do formato do vídeo. Se o administrador do Nextcloud ativou a transmissão de vídeo e não funciona no seu navegador da Web, pode ser um problema no navegador. Consulte https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTML/Supported_media_formats#Browser_compatibility para obter os formatos multimídia suportados nos navegadores da Web.

Watching a movie.

Controles de arquivo

O Nextcloud pode exibir visualizações em miniatura de arquivos de imagem, capas de MP3 e arquivos de texto, se isso estiver ativado pelo administrador do servidor. Passe o cursor sobre um arquivo ou pasta para expor os controles para as seguintes operações:

Favoritos

Clique na estrela à esquerda do ícone do arquivo para marcá-lo como favorito:

Marking Favorite files.

Você também pode encontrar rapidamente todos os seus favoritos com o filtro Favoritos na barra lateral esquerda.

Menu Overflow

O menu flutuante (três pontos) exibe os detalhes do arquivo e permite que você renomeie, baixe ou exclua arquivos:

Overflow menu.

A visualização Detalhes mostra informações sobre Atividades, Compartilhamento e Versões:

Details screen.

O ícone de engrenagem Configurações no canto inferior esquerdo permite ocultar ou mostrar arquivos ocultos na interface Web do Nextcloud. Esses também são chamados de arquivos de ponto, porque são prefixados com um ponto, por exemplo `` .mailfile``. O ponto indica ao sistema operacional para ocultar esses arquivos nos navegadores de arquivos, a menos que você escolha exibi-los. Geralmente, esses são arquivos de configuração, portanto, ter a opção de ocultá-los reduz a confusão.

Hiding or displaying hidden files.

Visualizar arquivos

Você pode exibir arquivos de texto não compactados, arquivos OpenDocument, vídeos e arquivos de imagem nos visualizadores incorporados do Nextcloud, clicando no nome do arquivo. Pode haver outros tipos de arquivo que você pode visualizar se o administrador do Nextcloud os tiver ativado. Se o Nextcloud não puder exibir um arquivo, ele inicia um processo de download e baixa o arquivo no seu computador.

Ícones de status do compartilhamento

Qualquer pasta compartilhada é marcada com o ícone de sobreposição Compartilhado. Os compartilhamentos de links públicos são marcados com um elo de corrente. As pastas não compartilhadas não são marcadas:

Share status icons.

Criando ou enviando arquivos e diretórios

Evie ou crie novos arquivos ou pastas diretamente em uma pasta Nextcloud clicando no botão Novo no aplicativo Arquivos:

The New file/folder/upload menu.

O botão Novo fornece as seguintes opções:

Seta para cima

Carregue arquivos do seu computador para o Nextcloud. Você também pode fazer upload de arquivos, arrastando e soltando-os do seu gerenciador de arquivos.

Arquivo de texto

Cria um novo arquivo de texto e adiciona o arquivo à sua pasta atual.

Pasta

Cria uma nova pasta na pasta atual.

Selecionando arquivos ou pastas

Você pode selecionar um ou mais arquivos ou pastas clicando nas caixas de seleção. Para selecionar todos os arquivos no diretório atual, clique na caixa de seleção localizada na parte superior da lista de arquivos.

Ao selecionar vários arquivos, você pode excluir todos eles ou baixá-los como um arquivo ZIP usando os botões “Excluir” ou “Baixar” que aparecem na parte superior.

Nota

Se o botão “Download” não estiver visível, o administrador desativou esse recurso.

Filtrando a visualização de arquivos

A barra lateral esquerda na página Arquivos contém vários filtros para classificar e gerenciar rapidamente seus arquivos.

Todos os arquivos

A visualização padrão; exibe todos os arquivos aos quais você tem acesso.

Favoritos

Arquivos ou pastas marcados com a estrela amarela.

Compartilhado com você

Exibe todos os arquivos compartilhados com você por outro usuário ou grupo.

Compartilhado com outras pessoas

Exibe todos os arquivos que você compartilhou com outros usuários ou grupos.

Compartilhado por link

Exibe todos os arquivos compartilhados por você por meio de link público.

Armazenamento externo (opcional)

Arquivos aos quais você tem acesso em dispositivos e serviços de armazenamento externos, como Amazon S3, SMB/CIFS, FTP …

Movendo arquivos

Você pode mover arquivos e pastas arrastando e soltando-os em qualquer diretório.